REGULAMENTO
Fe.T.Es.B – 2019
FESTIVAL DE TEATRO DOS ESTUDANTES BARBARENSES
I. INTRODUÇÃO
A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, através da Secretaria de Cultura e Turismo, realizará, em parceria com as escolas públicas e particulares do município, o Fe.T.Es.B – Festival de Teatro do Estudante Barbarense.
O Fe.T.Es.B será realizado de 30 de setembro a 11 de outubro, no Teatro Municipal Manoel Lyra, e contemplará estudantes dos estabelecimentos de ensino barbarenses desde o 4º Ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio e/ou Técnico.
Os estudantes poderão participar do Fe.T.Es.B tanto sendo inscritos pela Unidade de Ensino em cuja qual esteja matriculado, ou como Grupo Independente desde que seus integrantes estejam matriculados em unidades de ensino estabelecidas no município de Santa Bárbara d’Oeste.
II. OBJETIVO
- Incentivar o Estudante Barbarense a pesquisar e a produzir arte através do seu potencial criativo;
- Fazer com que alunos e professores utilizem o teatro como veículo educativo, como um método de ensino e de aprendizagem, bem como forma de integrar ainda mais o aluno à vida da escola;
- Descobrir e incentivar valores artísticos que tanto poderão ser benéficos à Escola como à Comunidade da qual o aluno/artista faz parte;
- Enriquecer o intercâmbio cultural entre as Escolas do Município;
- Democratizar o acesso ao Bem Público e Cultural denominado Teatro Municipal Manoel Lyra, com o intuito de formar uma plateia mais consciente e habituada a frequentar teatro;
- Fomentar a formação de grupos de teatro no município.
III. CATEGORIAS
O Fe.T.Es.B terá três categorias:
Categoria Infantil: estudantes que estejam cursando o 4º e/ou o 5º Ano do Ensino Fundamental. Nesta Categoria, o espetáculo deverá ter o tempo mínimo de trinta minutos.
Categoria Juvenil: estudantes que estejam cursando do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental. Nesta Categoria, o espetáculo deverá ter o tempo mínimo de quarenta e cinco minutos.
Categoria Adulto: estudantes que estejam cursando o Ensino Médio e /ou Técnico. Nesta Categoria, o espetáculo deverá ter o tempo mínimo de uma hora.
OBS – O espetáculo que não atender a exigência de tempo de duração mínima determinada para cada categoria, será desclassificado.
IV. REGULAMENTO
- Os alunos envolvidos poderão estar cursando séries e escolas diferentes, sendo que no caso de escolas diferentes, o grupo deverá se inscrever como independente.
- Ainda no caso de grupos independentes, o elenco do espetáculo deve ser formado por, pelo menos, 75% de estudantes que estejam estudando ou residindo no município de Santa Bárbara d’Oeste. Os outros 25% podem ser estudantes de outros municípios.
- Será permitida, tanto na produção como na apresentação do espetáculo, a prestação de serviço, ou a colaboração, de artistas amadores, profissionais ou estudantes das áreas de artes cênicas nas equipes técnicas, como: sonoplastia, iluminação, figurino, cenografia, maquiagem, coreografia, composição de trilha original, texto original, direção cênica etc., com ou sem vínculo com a escola ou grupo.
- Esses artistas amadores, profissionais ou estudantes das áreas de artes cênicas poderão atuar em mais de uma escola ou grupo, podendo executar seus trabalhos em conjunto ou individualmente
- No que se referir à encenação, tudo deve ser executado por estudantes que estarão exercendo a função de ator e/ou de atriz.
- Será obrigatória a formação, a apresentação e o auxílio de Torcida Organizada da Escola, que deverá ser constituída por 16 integrantes, para o dia da apresentação do espetáculo da Escola.
- Em se tratando de Grupo Independente, não será obrigatória a participação de Torcida Organizada.
- Todo o material utilizado para a apresentação do espetáculo deverá ser retirado do teatro tão logo se encerre o bate-papo com a Comissão de Avaliação.
- Para divulgar seus Apoiadores Culturais, a Escola ou Grupo poderá elaborar bunners onde conste, EM SEU NOME, um agradecimento a todos que a/o apoiaram, mas os apoiadores da Escola ou Grupo não poderão exibir seus produtos e nem seus próprios bunners nas dependências do teatro, pois o Fe.T.Es.B conta com seus apoiadores oficiais.
- O transporte de todo o material a ser utilizado no espetáculo, bem como do elenco e alunos será de inteira responsabilidade da Escola ou Grupo.
- Cada Escola ou Grupo poderá inscrever mais de um espetáculo no Fe.T.Es.B, sendo um em cada categoria. Porém, não é obrigatória a participação nas três categorias.
- Será automaticamente desclassificado do Fe.T.Es.B o espetáculo que não for apresentado no dia e horário estabelecidos.
- O acesso à plateia do Teatro Municipal Manoel Lyra deverá ser liberado ao público, impreterivelmente, trinta minutos antes da hora marcada para o início do espetáculo.
- Dever-se-á cumprir rigorosamente todas as orientações dos funcionários e técnicos do Teatro Municipal Manoel Lyra.
- Recomenda-se uma séria reflexão quanto ao uso de serragem, areia, folhas, terra, ou coisas do gênero, como material cenográfico, pois suas utilizações geralmente causam transtornos e sujeiras nas dependências do teatro, bem como causar desconforto ao elenco e plateia, além de danos em equipamentos técnicos, cujos custos dos reparos ficarão a cargo da Escola ou Grupo.
- A escola e o diretor do espetáculo que praticarem apologia ao sexo, às drogas, ao crime ou que exponha a criança ou o adolescente a constrangimento, serão impedidos de participarem da próxima edição do Fe.T.Es.B, além de estarem sujeitos às penalidades impostas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A constatação de tal fato, caberá à análise da Coordenação Técnica do Festival.
- É expressamente proibido usar fogo ou artifícios que possam causar incêndio. O infrator ficará sujeito às penalidades impostas pelo Decreto que Regulamento o Uso do Teatro Municipal Manoel Lyra, bem como pelas Leis que proíbem tal prática.
- Não será permitida nenhum tipo de divulgação, tais como: estampa em camisetas, bunners, programas, discursos etc., de nomes, logomarcas e slogan vinculadas a partidos políticos, a personalidades políticas ou a candidatos a cargos eletivos.
NOTA – A não observância desses critérios poderá implicar na desclassificação da Escola ou Grupo do Fe.T.Es.B.
PROIBIÇÕES |
PENALIDADES |
Jogar na plateia, ou sujá-la com qualquer coisa do tipo: papel picado, pétalas, serragem, purpurina, folhas etc. |
Redução de 5 pontos no quesito Melhor Espetáculo |
Pregar, parafusar ou colar itens cenográficos nas paredes e/ou piso do palco. |
Redução de 5 pontos nos quesitos Melhor Espetáculo e Melhor Cenografia, além de custar eventuais reparos |
Pendurar pessoas nas varas no urdimento, a não ser que as instalações dos equipamentos sigam as Normas de Segurança para tal fim. |
Redução de 5 pontos no quesito Melhor Espetáculo |
Subir no urdimento para lá do alto jogar papel picado, balões ou coisas do gênero. |
Redução de 5 pontos no quesito Melhor Espetáculo |
Deixar material cenográfico nas dependências do teatro após a apresentação do espetáculo. |
Redução de 5 pontos nos quesitos Melhor Espetáculo e Melhor Cenografia |
Usar móveis, equipamentos e objetos da Secretaria de Cultura e Turismo e das dependências do teatro municipal para fins cenográficos (eles não têm utilidade cênica e podem gerar um entendimento equivocado de favorecimento, além de estarem sujeitos a danos durante ensaio e apresentação |
Redução de 5 pontos nos quesitos Melhor Espetáculo e Melhor Cenografia |
V. TORCIDA ORGANIZADA
- Cada escola deverá formar uma Torcida Organizada, com 16 integrantes, que se apresentará, no proscênio do palco do Teatro Municipal antes da apresentação do espetáculo da escola por um tempo máximo de dois minutos.
- A apresentação da torcida será entre o 2º e o 3º sinais.
- A função da Torcida Organizada será a de auxiliar no comportamento adequado que a plateia deverá ter durante a apresentação do espetáculo, fazendo com que a ordem e o silêncio sejam mantidos, inclusive orientar o público presente a manter os celulares desligados e a não fazer registro fotográfico com o uso de flash.
- A avaliação da Torcida Organizada, para efeito de premiação, será pela Coordenação Técnica do Festival, que levará em conta:
- a apresentação da mesma no dia da apresentação do espetáculo da escola,
- o índice de aproveitamento de bom comportamento da plateia constatado no dia da apresentação do espetáculo da escola.
Caso a Escola opte em participar em todas as categorias, as Torcidas Organizadas poderão apresentar performances distintas para cada uma das categorias podendo, inclusive, ser formada por integrantes diferentes.
A Torcida Organizada que exceder o tempo de dois minutos na apresentação de sua performance; não se apresentar com 16 integrantes; incluir integrantes do elenco do espetáculo em sua performance, será desclassificada.
Nosso objetivo em incluir a Torcida Organizada é incentivar a formação de uma plateia mais adequada, mais consciente ao comportamento enquanto público de uma sala de espetáculo.
Cada torcida deverá ter um Líder, nomeado pela Escola, que será orientado, pelos integrantes da Coordenação Técnica do Fe.T.Es.B, de como a Torcida Organizada deverá atuar no Festival.
No caso de Grupos de Teatro Independestes, não é obrigatória a formação de Torcida Organizada. Mas poderão formar uma equipe que os auxilie na acomodação e comportamento do público.
VI. INSCRIÇÕES
As inscrições* deverão ser feitas do dia 12 ao dia 30 de agosto de 2019, pelo site www.santabarbara.sp.gov.br, na aba Cultura e Turismo.
A Inscrição compreenderá o preenchimento da:
Ficha de Inscrição
Ficha Técnica do espetáculo, onde conste Sinopse* do texto, Release* do espetáculo e Relação dos nomes completos, sem abreviaturas, de todos os integrantes do grupo de teatro e da torcida organizada da escola, com seus respectivos RGs e RAs.
Sinopse: resumo do texto
Release: descrição/explicação de como o espetáculo é.
VII. SORTEIO DAS APRESENTAÇÕES
Será realizado no dia 04 de setembro, no Teatro Municipal Manoel Lyra, às 10 horas, os sorteios das ordens das apresentações das três categorias.
VIII. DEBATE (Conversa com a Comissão de Avaliação)
Será promovido um bate-papo, aberto ao público, entre Equipe Técnica, Elenco e Comissão de Avaliação para se tecer comentários sobre a apresentação do espetáculo. Esse bate-papo não é obrigatório e será iniciado quinze minutos após o término da apresentação do espetáculo.
IX. USO DO LOCAL
- O Teatro Municipal Manoel Lyra estará disponível às Escolas e aos grupos a partir das 10 horas para montagem de cenografia, afinação de iluminação cênica e ensaio geral.
- Todo o material utilizado pelo grupo, deverá ser retirado do teatro tão logo se encerre a apresentação do espetáculo, ou logo após o bate-papo, caso a escola opte pelo mesmo.
- O Teatro Municipal disponibilizará um técnico de luz para a afinação da iluminação cênica e um técnico de som para auxiliarem os operadores de luz e de som do espetáculo inscrito. Porém, os mesmos não farão a operação da luz e nem da trilha sonora no decorrer do ensaio e da apresentação. A Escola ou Grupo deverá designar seus operadores de luz e de som.
- As dependências do teatro, palco e camarins, deverão ser entregues na mais absoluta ordem.
- Os técnicos e funcionários do Teatro Municipal Manoel Lyra não se responsabilizarão por qualquer material que seja esquecido ou perdido nas dependências do teatro.
X. BILHETERIA
- Os ingressos serão vendidos ao preço de R$ 5,00 (cinco reais)
- Os estudantes e técnicos inscritos no Fe.T.Es.B, conforme ficha técnica fornecida pela Escola ou Grupo, terão direito ao valor equivalente a meia entrada, mediante apresentação de documento de identificação. Ou seja: R$ 2,50 (dois reais e cinquenta centavos). Esse benefício é extensivo aos diretores dos espetáculos.
- A escola poderá transformar ingressos, em seu poder, em cortesias.
- 100 (cem) ingressos, ficarão disponíveis na bilheteria do Teatro Municipal Manoel Lyra destinados ao público espontâneo, cuja venda será iniciada uma hora antes do início do espetáculo.
- Os demais ingressos serão entregues à Escola ou Grupo, que ficará responsável pela venda e formação de público para o seu espetáculo, lembrando que os ingressos que não forem vendidos, deverão ser devolvidos à bilheteria do teatro para venda ao público espontâneo.
- Do total arrecadado com a venda dos ingressos, 30% (trinta por cento) será revertido à cobertura de gastos com a realização do Fe.T.Es.B, tais como: comissão de avaliação, troféus, certificados, divulgação etc.
- 70% (setenta por cento) será revertido à Escola ou Grupo para cobertura de gastos com a produção do espetáculo.
A cobrança de ingresso faz parte da proposta de formação de uma plateia mais consciente que se habitue a adquirir ingressos para assistir a atrações artísticas, bem como possibilitar aos Grupos Independentes a experiência de buscarem e criarem recursos para as suas produções.
XI. COMISSÃO DE AVALIAÇÃO
A Coordenação Técnica do Fe.T.Es.B comporá uma Comissão de Avaliação que será incumbida de escolher os melhores para as devidas premiações. As decisões da Comissão de Avaliação será soberana e irrevogável.
XII. PREMIAÇÃO
- Serão entregues Certificados e Troféus de Participação aos grupos e Certificados a todos os integrantes dos mesmos, inclusive aos integrantes da Torcida Organizada.
- Serão entregues Certificados (inclusive aos indicados a prêmio) e Troféus aos melhores, em: Destaques do Festival, Cenografia, Figurino, Iluminação, Sonoplastia, Maquiagem, Direção, Ator, Atriz, Ator Coadjuvante, Atriz Coadjuvante de cada Categoria.
- Prêmio de Maior Plateia ao espetáculo que conseguir maior público, em cada categoria.
- Serão entregues troféus à Melhor Torcida Organizada, à Torcida Organizada 2ª colocada e à Torcida Organizada 3ª colocada de cada Categoria.
- Serão entregues Troféus ao Melhor Espetáculo, ao Espetáculo 2º colocado e ao Espetáculo 3º colocado de cada Categoria.
Os casos omissos serão deliberados pela Coordenação Técnica do Fe.T.Es.B.
Santa Bárbara d’Oeste, julho de 2019.
Coordenação Técnica do Fe.T.Es.B
Almir Pugina
Gean Carlos da Costa
Helton Carlos
Lays Ramires
Marcela Isler